sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sejam bem-vindos ao meu blog!

Olá, alunos concurseiros

Esse é meu mais novo canal de comunicação entre vocês ! Irei compartilhar, na medida do possível, questões, matérias, conteúdos, tudo o que possa enriquecer o conhecimento rumo à aprovação. Espero que gostem e contribuam também! 


Ataques a Líbia

A situação na Líbia se agrava a medida que o Conselho de Segurança da ONU aprovou a zona de exclusão aérea sobre o norte do país. Os EUA se vêem diante de um duplo desafio: de um lado não pode assumir a liderança da frente de coalização, sob ameaça de ver sua imagem internacional, ainda mais relacionada a crises no mundo árabe/islâmico (lembre-se do Iraque e do Afeganistão).


Por outro lado não pode mais consentir a permanência de Kaddafi no poder, uma vez que, se assim acontecesse, este se declararia vitorioso sobre os americanos e reforçaria na região a busca por repressão aos movimentos de luta democrática.


Assim a liderança da OTAN e a coalização de países com apoio da União Africana e de alguns países islâmicos, dissolve parte dos argumentos daqueles que são contra o ocidente.

Observamos assim a crise chega ao mundo do petróleo, que de US$ 85,00 o barril, alcançou US$ 105,00, minorando as possibilidades de uma saída mais rápida da crise mundial. Impacto maior para a Europa, conforme nos informa o gráfico abaixo.



Abaixo segue uma matéria complementar interessante sobre a questão.

Um forte abraço e até a APROVAÇÃO!!!


Alex Mendes

Alex.mendes@zipmail.com.br


TRÍPOLI – Aviões americanos retomaram bombardeios contra tropas leais ao ditador líbio, Muamar Kadafi neste domingo, 20. Ao menos 18 caças, incluindo três aviões ‘invisíveis’ B-2, conduziram a operação. Caças F-15 e F-16 e um jato AV8-B Harrier, além de jatos britânicos também participaram dos ataques.



Durante a noite, os B-2 lançaram 40 bombas convencionais em alvos em território líbio, enquanto navios de guerra americanos e britânicos dispararam pelo menos 110 mísseis teleguiados contra a defesa aérea líbia. Pelo menos 20 posições de defesa aérea foram alvejadas na capital, Trípoli, e na cidade de Misrata, no oeste. Ainda de acordo os militares americanos, as linhas de suprimento de Kadafi devem ser cortadas na segunda-feira. 


O comando militar francês, por sua vez, informou que o porta-aviões Charles de Gaulle está a caminho da Líbia. Duas fragatas francesas já operam no Mediterrâneo. Os caças da Força Aérea Francesa patrulham os céus da Líbia, mas não fizeram disparos hoje, disse o Ministério da Defesa. O Reino Unido declarou que os seus aviões atacaram defesas antiaéreas na região da capital Trípoli.


 
A Itália colocou a disposições oito jatos que podem ser utilizados à qualquer momento. São quatro caças e quatro aviões Tornado que podem neutralizar radares líbios. De acordo com o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, o centro de comando da operação seta sendo montado em Nápoles. 


A Bélgica cedeu seis caças F-16 que estarão operacionais na segunda-feira. De acordo com o comandante das Forças Armadas Americanas, almirante Mike Mullen, aviões de guerra do Catar estão a caminho da Líbia.



Uma aliança formada por EUA, França, Reino Unido, Itália e Canadá deu início no sábado, 19, a uma intervenção militar no país, sob mandado da resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A medida prevê a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia e a tomada de 'quaisquer medidas necessárias' para impedir o massacre de civis pelas tropas de Kadafi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário