segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dois novos Estados?


Oi pessoal,


Marcado para 11 de dezembro o plebiscito que decidirá se o Pará será desmembrado em dois novos Estados: Carajás e Tapajós. Garantia através da Constituição de 1988 seria a primeira vez no Brasil da ocorrência de um desmembramento ocorrido por vontade popular.

O projeto prevê que o Pará ficaria com 17% do território, porém mais de 56% do PIB local, já o Estado de Tapajós, tendo como capital Santarém ficaria com 58% do território, mas com apenas 11% do PIB, já Carajás, cuja capital seria Marabá, contaria com 25% do território e 33% do PIB.

Esta divisão embora dependa de lei complementar, já teve sua campanha iniciada em 13 de setembro. A argumentação coincide com a dos municípios que obtiveram emancipação a partir da carta magna de 1988, ou seja, a de que o território é amplo demais, demandando a presença mais próxima do gestor público, para que o desenvolvimento socioeconômico possa de fato ocorrer.
Fato é que há pressão política e interesses econômicos na divisão: seriam abertas novas vagas para Governador, Deputados Estaduais e obviamente Secretários e cargos comissionados.

Se ocorrer o semelhante com o que houve com os municípios teremos mais dois Estados profundamente dependentes do FPE (Fundo de participação dos Estados), sem que a condição de vida da maioria da população de beneficie.

Um forte abraço e até a APROVAÇÃO!!!


Alex Mendes
alexmendes@zipmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário